Coberto ou "A Coberto" ?
Este artigo será curto, mas a proposta é que promova um longo intercâmbio entre os Irmãos e antes de qualquer consideração, devemos deixar bem claro que “certo” ou “errado” usaremos sempre o que está escrito no Ritual; o Maçom é por natureza um legalista, ele segue a lei, nenhuma Loja pode ter seu Ritual próprio, se há um consenso entre os Irmãos que o escrito está errado, deve o grupo dentro das normas e procedimentos dirigir-se à Comissão de Ritualística de sua Potência e solicitar a apreciação da correção.
Mas o que venha ser estar coberto? É ter uma cobertura, no sentido simbólico é estar protegido! Também é estar revestido, resguardado ou tapado. Mas não nos esqueçamos que existe sim o “a coberto”, porém é mais usado em diálogos comerciais e no português europeu. Exemplo: Sacar a coberto é retirar fundos de onde os tem, o contrário sería: deu o chegue descoberto de fundos na conta.
Mas a expressão/locução “a coberto” pode designar alguma forma de proteção? Pode, desde que seja uma locução prepositiva:
A coberto de...., que compreenderemos como: defendido contra, livre de.
Temos uma outra possibilidade, pôr o verbo pôr. Pôr a coberto, que é pôr algo em local/situação segura. O que não pode ser usado é o termo “acoberto”, que tem um sentido pejorativo, apesar de que quando verbo transitivo direto e pronominal significa cobrir algo, alguém ou a própria pessoa com materiais adequados a proteger ou conservar, mas quando for somente verbo transitivo direto significa favorecer alguém.
E nós não fazemos nada escondido ou clandestino que deva ser acobertado. E então? O Templo está coberto? O Templo está a coberto? O Templo foi posto a coberto? O Templo está a coberto de profanos? É um assunto palpitante e que tal deixarmos de bater malhete e escutarmos a opinião dos Irmãos? E por favor não esqueçam de me ensinar qual é o correto.
A intenção deste pequeno artigo é despertar em você a vontade de saber um pouco mais sobre o assunto, fazer uma Prancha de Arquitetura e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos. Lembrem-se que todos nós, independente do Grau ou do Cargo, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.
De acordo com o PROMAÇOM cujo programa visa à integração das Lojas Maçônicas, envio-lhes em anexo, o quadro com as atividades das Lojas que se reúnem na avenida Brasil 478 e, de algumas situadas fora do Palácio Maçônico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Iniciação do nosso irmão, "RONAN LELES NICÁCIO" com a presença dos irmãos: Antônio Divino de Souza - ARLS Obreiros de são João, 20...
-
Irmão Lucas Vinícius Fernandes no ENAF 2025 – Contribuindo para a Ciência do Esporte Entre os dias 20 e 23 de março, aconteceu no Minascentr...
-
Confraternização de final de ano da Missionários de Hiran Confraternização da ARLS Missionários de Hiram, nº 262, realizada em 24/11/2024. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário